top of page
  • Foto do escritorRafaela Hoffmann

Vantagens de um planejamento anual para o marketing boca a boca

Em 10 anos de trabalho na The Insiders Brasil, eu e meu time já lançamos campanhas para muitas marcas de diferentes perfis e com diferentes propósitos. Há diversos aprendizados acumulados, mas se tem um que é válido para todo e qualquer segmento é o planejamento anual para o marketing boca a boca.


Listo aqui os motivos pelos quais pensar em uma estratégia de longo prazo é altamente benéfico:


#1 Economia

Esse é o motivo mais óbvio, mas muito importante quando colocamos em perspectiva os orçamentos. O cliente investe menos por campanha se conseguir se organizar para um planejamento a longo prazo.


#2 Menos burocracia

Ao fechar um ciclo anual, o cliente evita as burocracias com o departamento de compras e inclusão de cadastro de fornecedor a todo momento. Alguns processos dentro de empresas são tão complexos que, às vezes, perde-se o timing para uma boa campanha por causa disso.


#3 Experiência de longo prazo

É muito interessante o planejamento anual porque há com isso a possibilidade de selecionar os mesmos consumidores para uma experiência de longo prazo com o produto e com a sua marca. Dá para trabalhar diferentes linhas, dá para elaborar ações em que o consumidor possa contar sobre a experiência com o uso prolongado de determinado produto e construir uma jornada.

Fizemos campanhas com esse perfil muito bem-sucedidas para marcas como Cerave e Wella.


#4 Oportunidades de última hora

Se a empresa tem um planejamento anual para o marketing boca a boca, é muito mais fácil aproveitar oportunidades que surjam de última hora. Quem conhece a dinâmica da comunicação em redes sociais sabe que isso pode acontecer a qualquer momento.


#5 Otimização da curva de aprendizado

Isso vale tanto para a agência quanto para o cliente. A equipe tem a chance de se aprofundar nas necessidades e estratégias do cliente sendo mais assertiva na concepção das campanhas. Por sua vez, o cliente tem mais tempo e subsídios para assimilar os insights que chegam a partir dessas ações.


#6 Always on

O plano anual de marketing boca a boca ajuda na estratégia “always on” da marca, aproximando-a do consumidor em vários pontos de contato, inclusive em um tão orgânico quanto a sua rede de amizades.


Pois é, galera. 2023 é um ano novinho em folha e também uma oportunidade de fazer marketing boca a boca para obter resultados extraordinários. Fale com o time The Insiders e vamos elaborar juntos essas estratégias?


Quando? Agora!


Publicado originalmente em 24 de Novembro de 2022

1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page